O exemplar hoje no acervo do Vintage Hangar foi montado e registrado no Brasil em 2018, com S/n 045583, recebendo a matrícula PT-ZUI. Com o kit vindo dos Estados Unidos, da Van’s Aircraft, ele foi montado pela empresa Ultraleger Indústria Aeronáutica Ltda, então sediada em Fortaleza (CE), tendo iniciado as suas atividades em janeiro de 1992. Entretanto, a empresa pouco depois se viu em situação econômica crítica, deixando de atuar no mercado, passando a constar como “inapta” no cadastro de pessoas jurídicas à partir de 27 de outubro de 2020, em parte como resultado da crise geral do mercado de aviação deflagrada pela pandemia mundial da Covid-19.
O PT-ZUI, porém, foi montado e era de propriedade de Francisco Ovídio Salgueiro Monteiro, um dos sócios da Ultraleger, e em 2019, aparentemente, tinha por base o Aeródromo Catuleve, às margens do Lago Catu, em Aquiraz, próximo de Fortaleza, um condomínio aeronáutico considerado como um verdadeiro “ninho” da aviação leve e privada no Ceará. Entre os frequentadores comuns do aeródromo e do clube, por exemplo, está o hoje famosíssimo Waldonys, sanfoneiro, cantor, poeta, compositor, empresário, paraquedista (com mais de 4 mil saltos) e piloto de acrobacia aérea!
E foi de Salgueiro Monteiro que o PT-ZUI foi adquirido, no primeiro trimestre de 2023 (constando no Registro Aeronáutico Brasileiro, o RAB, a data de 24 de março de 2023 como a “data de compra/transferência”), pela AB Administração de Bens Negócios e Participações Ltda, de Joinville (SC), passando então a integrar o acervo do Vintage Hangar.










