Globe Aircraft GC-1B Swift

Matrícula (Brasil): PP-BGS

Origem: EUA

Nosso Globe Aircraft GC-1B Swift

O exemplar do acervo, o Globe Aircraft GC-1B, C/n 2045, no Brasil, foi inicialmente de propriedade da Universo Air Comércio e Serviços Ltda, sediada em Piracicaba (SP), tendo sido adquirida por esta da empresa norte-americana Pegasus Aircraft Parts & Systems, de acordo com o documento de registro emitido pela Autoridade de Aviação Civil de Estados Unidos da América (FAA), conforme a nota de venda de aeronave (Aircraft Bill Of Sale) de 16 de janeiro de 2011, sendo a sua importação para o Brasil registrada em  30 de junho de 2011, com registro pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

A aeronave foi então foi nacionalizado e recebeu a matrícula brasileira PP-BGS, com categoria de registro TPP (aeronave de serviços aéreos privados), pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). E em 5 de outubro de 2017, foi vendida pela Universo Air para José Alfredo Berg Filho, então com 41 anos, sendo o novo proprietário morador de Belo Horizonte (MG).

E em 22 de novembro de 2019, foi aberta a Caderneta de Célula Nº 1 da aeronave, com a assinatura, como autoridade responsável, de Charles Francis Pereira (ANAC 130874).

Enfim, em 17 de agosto de 2020, foi juntado ao processo da aeronave na ANAC, de Nº 00058.029459/2020-81, a venda da aeronave, no dia 18 do mesmo mês, de José Alfredo Berg Filho, para o Dr. Alberto Bornschein, de Joinville (SC), proprietário do Vintage Hangar.

Conheça o histórico completo da aeronave

Produzido de 1946 a 1951, o Globe Swift é uma aeronave de design esportivo de aviação geral, cuja beleza e as qualidades muito boas de suas características de voo o tornaram um dos modelos preferidos entre os chamados “clássicos” da aviação geral dos Estados Unidos. Além disso, a sua versão inicial de produção, o GC-1A foi a única aeronave multiassento, não experimental, de sua época nos Estados Unidos, certificada, a utilizar uma motorização com menos de 100 hp. Todo em metal, com linhas elegantes e trem de pouso retrátil, ele se comportava como um caça, e foi um grande avanço em relação aos designs esportivos de madeira e tecido – e surpreendentemente econômico para voar.

O Swift foi projetado pelo norte-americano R. S. “Pop” Johnson em 1940, e a sua criação foi envolvida por uma fantasiosa história de que Johnson teria adquirido um Culver Cadet e o utilizado como “modelo” para a sua “nova” aeronave – hoje, apesar de falsa, esta história está incorporada ao que podemos chamar de “mitologia popular” em torno da origem do Swift. Bem mais real é o fato de que o trabalho no projeto foi garantido financeiramente por John Kennedy, então presidente da Globe Medicine Company, com o objetivo do novo monomotor ser construído por sua nova Globe Aircraft Company. Entretanto, todo o programa foi impactado (e paralisado, com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 7 de dezembro de 1941, e só iria reviver com o fim do conflito.

Assim, em 7 de maio de 1946, era certificado o modelo GC-1A Swift, com um motor de 85 hp (63 kW), e um projeto todo revisado, de autoria de K. H. “Bud” Knox, cuja grande novidade era a construção totalmente metálica, motivo pelo qual o GC-1A passou a ser anunciado como o “All Metal Swift”.

Numa descrição técnica simples, tratava-se de um monoplano de asa baixa, de dois lugares lado a lado, com roda traseira convencional, móvel, na cauda. Tem construção toda metálica, com revestimento em chapa de alumínio, com exceção das superfícies móveis do aileron, leme e elevator, estas revestidas com tecido. A fuselagem é de construção semi-monocoque, em chapas de alumínio Alclad, cobrindo os anéis e longarinas estruturais de alumínio. 

Dois protótipos haviam sido construídos, e o modelo de série era quase que absolutamente igual a estes, sendo que a Globe Aircraft iria entregar 408 GC-1A.

Mais tarde, ainda em 1946, a fabricante passou a oferecer o Swift com a opção de um motor mais potente, de 125 hp (93 kW), sendo esta variante designada GC-1B. 

Em seis meses, seriam entregues 833 GC-1B, e outros 20 posteriormente. 

Mas, sofrendo de outros problemas, a Globe faliu, e sua maior credora, a TEMCO, adquiriu assim o Certificado de Tipo, ferramentas, aeronaves e peças que lhes permitiram continuar a produção do GC-1B à partir do final de 1947, na esperança de recuperar suas perdas.

Assim, foram produzidos mais 260 aeronaves, até que a produção do Swift foi encerrada, em 1951.

No total, foram produzidos 1.521 GC-1A e B.

As peças sobressalentes para os Swift continuaram a ser construídas até 1979, quando a Swift Museum Foundation, sob a liderança de Charlie Nelson, adquiriu o Certificado de Tipo, peças e ferramentas.

Ficha técnica do nosso exemplar

Modelo

GC-1B

Fabricante

Globe Aircraft Co

Ano de fabricação

1946

Motor

Continental O-300-D 145 HP

Potência

65 hp

Local de fabricação

Fort Worth, Texas, EUA

Velocidade de Cruzeiro

140 MPH

Velocidade Máxima

150MPH

Velocidade de Estol

43 MPH

Teto

16.000 FT

Alcance

680 KM

Capacidade

2 lugares

Peso máximo

776 KG

Velocidade de cruzeiro

70 mph - 112 km/h - 60 nós

Velocidade máxima

87 mph - 140 km/h - 75 nós

Galeria de fotos de nosso exemplar

Globe Aircraft GC-1B Swift

Confira as exclusividades do

Taylor J-2 Cub

Cool Design

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Amazing Style

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Sharp Edges

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Ultra Durable

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Ultra Durable

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.