American Champion 8KCAB Super Decathlon

Matrícula (Brasil): PR-SAN

Origem: EUA

Nosso American Champion 8KCAB Super Decathlon

No caso da aeronave de matrícula brasileira PR-SAN, trata-se de um exemplar do modelo American Champion 8KCAB Super Decathlon, com Número de Construção (C/n) 1094-2010. Este modelo é uma aeronave leve, com trem de pouso triciclo convencional, fixo, com roda na bequilha, para dois ocupantes, concebido para uso pessoal e também para instrução de voo básica civil, mas se diferencia de outros tipos de sua categoria, inclusive de outros fabricantes, por também ter capacidades acrobáticas, podendo executar manobras com a estrutura resistindo à Forças G (medida de aceleração cuja unidade é equivalente a uma vez a força da gravidade terrestre) de +6G a -5G, incluindo-se assim manobras em voo invertido. 

A aeronave do acervo foi adquirida nos Estados Unidos, praticamente nova. Trata-se de um American Champion 8KCAB Super Decathlon, de C/n 1094-2010, e como este indica, fabricado em 2010, Tipo ICAO BL8. A sua Certificação de Tipo pela FAA (Federal Aviation Administration, órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos) é A21CE.

Foi adquirida direto do fabricante e trazida para o Brasil. Uma vez no país, recebeu da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a matrícula nacional PR-SAN em 9 de junho de 2010, com categoria de registro TPP, de aeronave de serviços aéreos privados. 

E no mesmo ano, em 28 de maio, foi adquirida para o acervo do Vintage Hangar pela AB Administração de Bens Negócios e Participações Ltda, de Joinville (SC).

Conheça o histórico completo da aeronave

A empresa norte-americana American Champion Aircraft Corporation, embora tenha em seu catálogo diversos modelos clássicos de aeronaves da aviação geral, como os Citabria e Decathlon, é de fato uma fabricante de história recente, tendo sido fundada em 1988, em Rochester (Wisconsin, EUA), através da aquisição das linhas de aeronaves Champ, Citabria e Decathlon, todas originalmente da Champion Aircraft Corporation, criada em 1954, e adquirida em 1972 pela Bellanca, da qual foi adquirida também a linha Scout. Todos estes são modelos leves, monomotores e de asa alta, com trem de pouso convencional, com roda na bequilha. E, à partir de 1990, a empresa passou também a desenvolver e comercializar modelos de projetos novos e próprios.

Quando o Decathlon entrou em produção, em 1972, representava o “topo da linha”, mais poderoso e mais robusto, da família Citabria, da qual era um derivado da Série 7. Seu desenvolvimento foi o resultado da percepção de um nicho de mercado formado por pilotos e proprietários de aeronaves desejosos de um modelo capaz de manobras de maior esforço e mesmo de certa capacidade aerobática.

Quando o Decathlon entrou em produção, em 1972, isto foi apenas alguns meses antes da fabricante, a Champion, ser adquirida pela Bellanca, de modo que apenas umas poucas unidades saíram da linha de produção com o nome “Champion” do fabricante. A Bellanca, porém, não apenas manteve a produção do Decathlon, como ainda lançou, em 1976, uma versão ainda mais robusta, o Super Decathlon.

Com a liquidação dos ativos da Bellanca, em 1981, o projeto do Decathlon passou pelas mãos de várias empresas durante a década de 1980, incluindo uma Champion Aircraft Company que não tinha relação alguma com a Champion Aircraft original, mas nenhum Decathlon foi produzido nesse período. Até que a American Champion Aircraft Corporation adquiriu enfim os direitos do projeto do Decathlon, reiniciando a produção deste.

Por reunir, numa única aeronave, as questões de baixo custo e facilidade de manutenção e operação de um avião leve privado, com a performance de voo acrobática, o Decathlon é muito popular no mercado da aviação geral, sendo utilizado inclusive por aviadores aerodesportivos, em shows aéreos e mesmo em competições aerodesportivas.

Em termos de projeto, o Decathlon reteve as linhas básicas do Citabria, com assentos em tandem e controles centrais. A fuselagem e as superfícies da cauda são construídas com tubos de metal soldados, e o formato externo da fuselagem é resultante da combinação de moldes e longarinas de madeira, com revestimento em tecido. A seção transversal da treliça metálica da fuselagem é triangular, uma característica de design cuja origem remonta ao modelo inicial Aeronca C-2, do final da década de 1920.

Por outro lado, no caso específico do Decathlon, as asas são reforçadas, assim como as superfícies da fuselagem e da cauda, ​​cobertas de tecido, com nervuras em liga de alumínio. E embora as asas dos Decathlon anteriormente feitos pela Champion e pela Bellanca tivessem as asas com longarinas de madeira, a produção destes pela American Champion passou a empregar longarinas de alumínio – que são inclusive oferecidas em forma de kit para retrofit dos Decathlon mais antigos, com as asas em longarinas de madeira. Numa comparação com o Citabria, o Decathlon tem uma envergadura menor (9,80m, contra 10,20m do Citabria). Porém, no caso das asas, a diferença mais relevante entre os dois modelos, o Citabria 7KCAB e o Decathlon 8KCAB, é que este último adotou um perfil de aerofólio semi-simétrico, diferente do perfil de linha inferior plana do Citabria, o que melhora consideravelmente a performance em voo invertido e em manobra de G negativo. 

Também neste sentido, para incrementar a performance aerobática em G negativo, o sistema de combustível incorpora um tanque coletor  abaixo do painel de instrumentos, e o motor é equipado com um sistema de óleo invertido da Christen Industries. E na atual produção pela American Champion, na versão Super Decathlon, a motorização é um Lycoming AEIO-360-H1B, de 180HP, acionando uma hélice de velocidade constante.

Seguindo a produção do Decathlon pela Champion original, Bellanca e atual American Champion, o modelo teve as seguintes versões:

  • Champion Model 8KCAB Decathlon: modelo original lançado em 1972.
  • Bellanca 8KCAB Decathlon:  primeira versão pela Bellanca, com a adoção do motor Lycoming AEIO-320-E1B, de 150HP.
  • Bellanca 8KCAB Decathlon CS: versão com o mesmo motor de 150HP, mas com hélice de velocidade constante (CS=Constant Speed).
  • American Champion 8KCAB Super Decathlon: versão de produção atual, com longarinas metálicas nas asas e motorização com o Lycoming AEIO-360-H1B, de 180HP.
  • American Champion 8KCAB Xtreme Decathlon: versão lançada em 2012, com motor Lycoming AEIO-390-A1B6, de 210HP, e hélice MT-Propeller de 1,90m de diâmetro (giro). Possui pernas principais do trem de pouso mais longas, por causa da hélice maior, uma nova seção de aerofólio dos estabilizadores horizontais da cauda, com 10% maior área alar, pontas das asas “cortadas”, e ailerons aperfeiçoados, de maior eficiência.

Ficha técnica do nosso exemplar

Modelo

8KCAB

Fabricante

American Champion Aircraft Co

Ano de fabricação

2010

Motor

Boxer 4 cilindros Lycoming AEIO-360 180HP

Local de fabricação

Rochester, Wisconsin - EUA

Velocidade de Cruzeiro

141 mph

Velocidade Máxima

155 mph

Velocidade de Estol

53 mph

Teto

4.800m (15,700 ft)

Alcance

725 Km

Capacidade

2 lugares

Peso máximo

885 Kg

Galeria de fotos de nosso exemplar

Globe Aircraft GC-1B Swift

Confira as exclusividades do

Taylor J-2 Cub

Cool Design

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Amazing Style

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Sharp Edges

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Ultra Durable

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.

Ultra Durable

Lorem ipsum dolor sit sodales, augue velit cursus nunc.